1

Colágeno Hidrolisado

O que é o Colágeno Hidrolisado?

   Também conhecido como gelatina o colágeno representa cerca de 30% de toda proteína do organismo humano. Sua função é primordialmente estrutural, ou seja, proporciona sustentação às células, mantendo-as unidas, sendo o principal componente protéico de órgãos como a pele, ossos, cartilagens, ligamentos e tendões.
O colágeno é produzido normalmente no nosso organismo desde que nascemos. Contudo, quando entramos na fase da maturidade, sua deficiência começa a ser notada, com a diminuição da elasticidade da pele, o aparecimento de rugas e o aumento da fragilidade articular e óssea.
Estudos mostram que a partir dos 30 anos, o corpo sofre uma perda de colágeno por volta de 1% por ano, e aos 50, passa a produzir apenas uma média 35% do colágeno necessário para os órgãos de sustentação. Com a diminuição do colágeno os músculos ficam flácidos, a densidade dos ossos diminui, as articulações e ligamentos perdem sua elasticidade e força, e a cartilagem que envolve as articulações fica frágil e porosa. A deficiência de colágeno está também associada com a diminuição da espessura do fio capilar e com a desidratação e perda de elasticidade da pele, culminando em flacidez e no aparecimento de rugas e estrias.
A melhor forma de reposição desse colágeno é através de produtos suplementares que contenham o colágeno na forma hidrolisada(o processo de hidrolise quebra a molécula tornado-a de fácil absorção paro o nosso organismo).

   De acordo com pesquisadores da Unicamp, como o prof. Jaime Farfan, o colágeno em pó permite que o nosso organismo mantenha uma quantidade de massa muscular adequada, ajudando o organismo a utilizar eficientemente suas reservas lipídicas e de açúcar. Além disso, o colágeno em pó é um eficiente aliado contra processos de flacidez tecidual e quando aliado a atividade física torna-se uma excelente fonte protéica capaz que sintetizar massa magra, mantendo assim o aspecto jovial do nosso corpo.

A proteína perfeita para ossos, articulações e beleza.
Devido a sua composição específica de aminoácidos e à estrutura espacial do colágeno, os colágenos hidrolisados ajudam a manter a saúde dos ossos e das articulações e também trazem benefícios para a beleza de pele, cabelo e unhas.

1 Ossos

Diversos estudos citaram os efeitos benéficos de um suplemento de 10g/dia de colágeno hidrolisado no metabolismo dos ossos. O consumo de colágeno parece incrementar a densidade da massa dos ossos, especialmente em condições
deficiência de cálcio e proteínas, ou associado à digestão de calcitonina . Isto foi demonstrado em testes em seres humanos.
Além do cálcio, na presença de um suplemento adequado de vitamina D, as proteínas representam um nutriente importante para a saúde dos ossos.
Geralmente observa-se um baixo consumo de proteínas em pacientes mais velhos com fratura de bacia. Os estudos clínicos e de intervenção associaram os consumos relativamente altos de proteína com uma massa mineral óssea aumentada.

1 Articulações

A comunidade cientifica discutiu os benefícios do colágeno hidrolisado para preservar a saúde das articulações, Os estudos clínicos realizados em diferentes tipos de pessoas mostram o efeito positivo do consumo de 10g/dia de colágeno hidrolisado para aliviar a dor das articulações. O efeito é inclusive mais significativo para pacientes que sofram sintomas mais severos. O consumo do colágeno hidrolisado aumenta a reserva disponível de aminoácidos e peptídeos, em particular, de hidroxiprolina, útil para a síntese de colágeno nas células das articulações ou condrócitos.

1 Beleza

Alguns estudos têm demonstrado que a ingestão de cerca de 10g diárias de colágeno hidrolisado contribuem para a firmeza, elasticidade e hidratação da pele., além de estimular a produção de colágeno pela mesma. Por este motivo o colágeno hidrolisado pode ser utilizado em diversas fórmulas “nutri-cosméticas”, em conjunto com antioxidantes e vitaminas, também reconhecidos pela sua ação anti-envelhecimento.

Devido a sua excelente digestibilidade e suas funções específicas, pode-se utilizar o Colágeno Hidrolisado em alimentos de alto teor protéico, contribuindo para uma dieta equilibrada e auxiliando na manutenção do peso corporal.

IMPORTANTES CARACTERÍSTICAS DO COLÁGENO HIDROLISADO:

- ausência de sabor e odor;

- solúvel à frio;

- sem poder de gelificação;

- proteína de alta digestibilidade;

- excelente dispersão.