1

APRENDENDO UM POUCO MAIS SOBRE O COLÁGENO HIDROLISADO
(Aminoácidos naturais do colágeno e sua preservação natural)

O Colágeno Hidrolisado é um precursor de colágeno especialmente formulado, usando um processo científico único e específico, que consiste em hidrolisar o colágeno e seqüencialmente implementar o processo de liofilização, ocorrendo assim a preservação natural do produto e uma assimilação de mais de 90% (pré-digerido e absorvido) pelo organismo, além de ser totalmente sem cheiro ou sabor.
O Colágeno Hidrolisado é um complemento alimentar eficaz e de prática utilização.

Um entendimento bem simples do Colágeno Hidrolisado, seria esta definição: é a matéria prima para que nosso organismo forme as várias combinações e tipos distintos de colágeno, sendo que, cada qual cumpra e exerça suas funções variadas.

LIOFILIZAÇÃO - Desidratação especial de substâncias suscetíveis de serem alteradas pela ação do tempo, que permite a conservação de alimentos, complementos e suplementos, sem uso de conservantes, preservantes ou aditivos químicos - técnica científica que desidrata, eliminando o cheiro, gosto ou sabor, mantendo todas as características científicas do processo da hidrólise, principalmente a estrutura.

PROCESSO DE FORMAÇÃO DO COLÁGENO:

O Colágeno Hidrolisado é um alimento formulado para dar suporte ao corpo e manter um feedback positivo. Por ser hidrolisado e posteriormente liofilizado, é facilmente absorvido e supre o corpo com nutrientes importantes, ajudando o organismo na manutenção da produção adequada de colágeno.

O Colágeno Hidrolisado faz com que o corpo mantenha uma quantidade de massa muscular adequada, ajudando o organismo a utilizar eficientemente suas reservas lipídicas e de açúcar.

Usado conforme as recomendações, e ingerindo-se em complemento 2 litros de água por dia, este produto pode resultar em significativa perda de massa gordurosa, aumento da musculatura corporal, melhora do sono, melhora dos sintomas dolorosos das afecções ósteo-musculares, fortalecimento de articulações, diminuição do tempo de recuperação após exercícios físicos e melhora geral e bem-estar, conforme estudos clínicos.

A absorção e ação do Colágeno Hidrolisado ocorre nos primeiros momentos da ingestão, pois o produto é facilmente absorvido, por ser pré-digerido e pré-absorvido, caindo diretamente na corrente sangüínea assim que ingerido, beneficiando todo o organismo, funcionando ainda como reserva orgânica no processo de regeneração e revitalização, interagindo também na primeira fase do sono.

No primeiro estágio do sono ocorre a regeneração mais profunda, gastando-se naturalmente uma quantidade significativa de energia. O Colágeno Hidrolisado ajuda o organismo a trabalhar melhor neste momento, ocorrendo um maior consumo de gorduras, convertidas em energia, resultando em menos gordura corporal e melhor tonicidade muscular.

O Colágeno Hidrolisado por ser um produto feito à base de proteínas pré-digeridas e absorvidas não sofre ataque das enzimas gástricas, passando rapidamente para a corrente sangüínea, auxiliando o corpo no processo de regeneração dos vários órgãos e tecidos, proporcionando bem-estar geral.

Um dos grandes diferenciais do Colágeno Hidrolisado, em relação a outros produtos colágenos existentes é: diminuta molécula protéica, tendo tamanho e aporte significativamente pequeno (3.000 daltons), facilmente assimilada e aproveitada organicamente, enquanto os demais produtos são moléculas relativamente grandes as quis necessitam ser digeridas, sendo atacadas pelos gases gástricos. O Colágeno Hidrolisado é constituído basicamente em aminoácidos naturais do colágeno,dentre eles a glicina, hidroxiprolina e arginina.

Os aminoácidos arginina, glicina, ornitina e valina ajudam na melhor performance da hipófIse, cooperando na liberação de hormônio de crescimento – hGH e atuando também no processo de formação de massa muscular.

Os níveis de hormônio de crescimento atingem seu ponto máximo durante o sono, período de ação intensa do Colágeno Hidrolisado e de maior produtividade do nosso corpo. Nossa mente descansa enquanto o corpo continua trabalhando. Neste momento o Colágeno Hidrolisado estará interagindo organicamente na formação dos mais de 20 tipos de colágeno encontrados no corpo humano.

A produção de colágeno junto com a melhor performance da hipófise (liberação do hGH), estimula a quebra das gorduras dos depósitos corporais assim como ajuda no aumento da massa muscular, pois melhora o metabolismo das proteínas. O processo de reparação celular também é ativado, o que faz com que o corpo gaste mais energia.

A proteína colágena, aminoácidos (destacando-se a glutamina) elementos constituintes de tecidos musculares são essenciais para a restauração muscular.

Quando se toma o Colágeno Hidrolisado, não ocorre o processo catabólico, ou ele é limitado, pois este produto é rico em aminoácidos e em elementos colágenos essenciais para o desenvolvimento de músculos e manutenção das cartilagens.

A maioria das dietas que visam perda de peso, as imposições que são feitas privam o corpo de calorias e de alguns grupos de alimento (como carboidratos), o que pode nos levar a uma redução de peso, mas com perda de tecidos musculares, em média 30%, prejudicando o processo de absorção alimentar.

A ação diferenciada do Colágeno Hidrolisado, age na reconstrução dos tecidos musculares, auxilia na redução do excesso de gorduras e, conseqüentemente, de peso. As pessoas perdem centímetros de medida corpórea, muitas vezes sem perceber grande variação na balança. Há inclusive casos em que pessoas ganham peso, apesar da redução de manequim (a densidade da fibra muscular é maior que a das células adiposas). O Colágeno Hidrolisado age positivamente nos diferentes tipos de organismo.

Por motivos variados, como problemas de tireóide, distúrbios glandulares e outros casos raros, um pequeno percentual da população, estimada em 10% a 18% não experimenta redução de peso, mas segue obtendo outros benefícios importantes.

A eficiência do Colágeno Hidrolisado pode diminuir os sintomas dolorosos de problemas ósteomusculares.
Estudos que utilizam o colágeno também mostraram que ele é eficiente na diminuição dos sintomas de doenças como artrite óssea e atrite reumatóide.
A atuação do colágeno no metabolismo ósseo é extremamente discutida na literatura médica, pois a maioria das disfunções e patologias desse tecido reside em problemas no metabolismo do colágeno.

VALOR CALÓRICO DO COLÁGENO HIDROLISADO

Nutrientes

Gramas

Kcal

Proteínas

3

12

Carboidratos

0

-

Lipídios

0

-

Total

3

12

Fonte: N C Laboratory

O Colágeno Hidrolisado, quando tomado conforme indicado, tem absorção superior a 90%. A absorção se dá por transporte ativo secundário. O aproveitamento do Colágeno Hidrolisado é superior ao dos produtos protéicos ou colágenos existentes no mercado, mais um fator exclusivo, incluindo a forma simples de utilização - opções:

I  Diluir 01 colher de sopa (cheia) do Colágeno Hidrolisado em 200ml a 250ml de suco ou outro líquido de sua preferência e tomar 30 a 60 minutos antes do jantar.

II  Diluir 01 colher de sopa do Colágeno Hidrolisado em 200ml a 250ml de água ou leite, acrescentar uma ou mais frutas e bater no liquidificador, como um shake. Tomar substituindo o jantar, ainda ajudará na saciedade alimentar e haverá um melhor controle sobre o peso, pois ele poderá substituir o jantar, ou ainda, ajudará a comer apenas o necessário, além de cooperar na melhor utilização da reserva lipídica.

III  Os atletas que buscam um suporte protéico de alto valor biológico e um complemento alimentar que estimule a massa muscular saudável, encontrarão no Colágeno Hidrolisado o suporte necessário, devendo utilizar 10 a 15 minutos antes da atividade física, diluído em shake ou suco e também na hora de deitar para dormir. As proteínas de alto valor biológico ajudam a evitar o catabolismo protéico e a recompor as rupturas do tecido muscular que acontecem durante a atividade física, constituindo uma massa muscular mais expressiva e saudável, não apenas aparente. O tempo de recuperação pós-atividade física será muito
menor. Vigor e energia são outros benefícios que os atletas sentirão.

IV  Se você achar mais prático, poderá utilizar o Colágeno Hidrolisado também desta maneira:
Diluir 01 colher de sopa do Colágeno Hidrolisado 1 a 2 horas após o jantar, em 200 a 250ml do suco de sua preferência, ou outro líquido. Poderá ser ingerido também na hora de deitar para dormir – neste caso observar o intervalo mínimo de 1 hora após a última refeição.

 Aqueles que buscam emagrecer ou o controle do peso – ação de saciedade - podem usá-lo na forma de shake, batendo no liquidificador com frutas ou leite de soja, substituindo o jantar.

(*) Todo organismo tem um percentual em torno de 65% de líquidos, para obter o máximo de benefícios e
manter uma saúde adequada, necessitamos ingerir 2 litros de água por dia, principalmente para melhor aproveitar os benefícios dos alimentos, complementos ou suplementos alimentares.